A ordem crocodylia


A ordem crocodylia é uma das ordens dos répteis que reúne todos os crocodilianos representados principalmente pelos crocodilos, jacarés e gaviais (encontrados na Índia). São animais que vivem em ambientes quentes e habitam rios e lagos de água doce, sendo poucas espécies encontradas em água salgada. Compreendem 23 espécies vivas. São um dos grupos de répteis mais antigos com um processo evolutivo relativamente bem conhecido e que data desde há 320 milhões de anos (Figura 1).

Figura 1- Gavial, crocodilo e jacaré.


São animais carnívoros que apresentam escamas córneas reforçadas por placas ósseas dérmicas, que, quando desgastadas, são substituídas por outras (Figura 2). Os membros desta ordem distinguem-se dos outros répteis pelo sistema circulatório. Os crocodilianos têm um coração com quatro câmaras, mas ao contrário dos mamíferos o sangue oxigenado mistura-se com o sangue desoxigenado através de uma comunicação entre a artéria aorta e a artéria pulmonar. Possuem também uma abertura entre os ventrículos esquerdo e direito e são capazes de enviar sangue para as regiões do corpo que mais necessitam, enquanto eles se esquentam no sol ou nadam. Possuem cerca de 80 dentes e o osso do palato se prolonga, separando a cavidade nasal da cavidade bucal. Apresentam um osso palato secundário, combinado com uma válvula situada na base da língua, que isola completamente o sistema respiratório da boca, permitindo a eles abri-la em baixo da água, sem risco de afogamento. Quando está de baixo da água, os orifícios nasais do animal se fecham e os tímpanos são protegidos por uma prega da pele. Apresenta uma cauda musculosa e achatada dos dois lados, permitindo que ele se defenda com violentas rabanadas, além de ajudar na rápida locomoção na água. Apesar de nadarem rápidos, em terra são mais lentos. Na água, só podem respirar quando as narinas estão acima do nível da água, isso por que diferentemente dos peixes que possuem brânquias para capturar oxigênio em baixo da água, a respiração dos crocodilianos é exclusivamente pulmonar, ou seja, precisam retomar à superfície regularmente para capturar oxigênio. Conseguem ficar cerca de 3 horas em baixo d’água.

Figura 2- Escamas de crocodiliano.


Algumas espécies de aves, como o Pluvianus aegyptius (ave-do-crocodilo), mantêm uma relação de simbiose com algumas espécies de crocodilianos. Ao manter a boca aberta, o crocodiliano permite que a ave entre em sua boca aberta e elimine os restos de comida que se acumulam entre os seus dentes, obtendo alimentos de forma farta e fácil (Figura 3). Para o crocodiliano isso é muito válido, pois ele se vê livre de restos de comida, sanguessugas e outros parasitas que invadem suas gengivas.

Figura 3- Relação de simbiose entre a ave-do-crocodilo e o crocodiliano.


Dentro do grupo, as famílias distinguem-se entre si pela morfologia da cabeça e características da dentição (Figura 4). Jacarés têm a cabeça mais curta e larga e membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras, crocodilos têm a cabeça mais longa  e gaviais têm a cabeça muito longa e fina. Quando a boca estar fechada, no jacaré, apenas os dentes da mandíbula superior ficam visíveis. Já no crocodilo, os dentes das mandíbulas superior e inferior aparecem e o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior se encaixa num chanfro da mandíbula superior, permanecendo visível. Diferentemente do jacaré, no qual o mesmo dente se esconde num buraco da mandíbula superior, sumindo de vista ao fechar a boca. E nos gaviais a maioria dos dentes das mandíbulas superiores e inferiores ficam visíveis.

Figura 4- Morfologia da cabeça do gavial, crocodilo e jacaré.

Disponível em: http://atilassauro.blogspot.com.br/2013/06/sobre-jacares-crocodilos-e-gaviais.html

Infelizmente, muitas pessoas apreciam o couro desses animais para a confecção de objetos como bolsas, sapatos, cintos, carteiras, entre outros. Por esse motivo, diversas espécies de crocodilianos estão ameaçados de extinção.



Referências:

Barreiros, J. P. Crocodylia: Uma longa história de sucesso evolutivo. Atlântida 61, 1: 137 - 148. 2016.

BIÓLOGO ESPERTO. Ordem crocodiliano. Disponível em: <https://biologoesperto.blogspot.com.br/2013/04/Ordem-Crocodiliano.html> Acesso em: 29 mai. 2017.

INFO ESCOLA. Crocodilo. http://www.infoescola.com/repteis/crocodilo/ Acesso em: 29 mai. 2017.

MEIO NORTE. Jacarés e crocodilos possuem diferenças. Confira as curiosidades! Disponível em: <http://www.meionorte.com/entretenimento/curiosidade/jacares-e-crocodilos-possuem-diferencas-confira-as-curiosidades-292346> Acesso em: 29 mai. 2017.

MUNDO EDUCAÇÃO. Ordem crocodilia. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ordem-crocodilia.htm> Acesso em: 29 mai. 2017.

NINHA. Crocodylia. Disponível em: <http://www.ninha.bio.br/biologia/crocodilia.html> Acesso em: 29 mai. 2017.


Questionário sobre o assunto Ordem crocodylia:


1-      Quais ambientes esses animais habitam?

R= Ambientes quentes, como lagos e rios principalmente de água doce, sendo poucas espécies encontradas em água salgada.

2-      Quantas espécies existem e em quais lugares são encontrados?

R= Existem 23 espécies e são distribuídas em todos os continentes, exceto na Europa e Antártica.

3-      Os crocodilianos apresentam um osso palato secundário, combinado com uma válvula situada na base da língua. Para quê exatamente ele serve?

R= Serve para isolar o sistema respiratório da boca, permitindo que o animal abra sem risco de afogamento.

4-      Explique sobre a relação de simbiose entre os crocodilianos e a ave Pluvianus aegyptius.

R= O crocodiliano abre a boca, permitindo que a ave entre e retire restos de alimentos entre seus 
dentes e gengivas, além de tirar também sanguessugas e parasitas. A ave estará se alimentando e ajudando o crocodiliano.

5-      Os crocodilianos distinguem-se entre si pela morfologia da cabeça e características dos dentes. Explique sobre essas diferenças.

R= O crocodilo tem a cabeça mais longa, e os dentes das mandíbulas superior e inferior ficam visíveis quando o mesmo estar de boca fechada, e também o quarto dente da mandíbula inferior se encaixa num chanfro da mandíbula superior, permanecendo visível. O jacaré tem a cabeça mais curta e larga, e apenas os dentes da mandíbula superior ficam visíveis. O gavial tem a cabeça mais longa e fina, e a maioria dos seus dentes das mandíbulas superior e inferior ficam visíveis.

Nessa publicação foi abordado sobre as diferenças entre jacarés e crocodilos. Será que você consegue identificar essas famílias? Click nesse link e descubra quem é jacaré e quem é crocodilo. OBS: Link seguro.
Quem é jacaré e quem é crocodilo?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crocodilo

Jacaré