Crocodilo

Crocodilo é o nome comum dado aos animais da classe Reptilia, Ordem Crocodylia e família Crocodylidae (Figura 1). Possuem ampla distribuição, ocorrendo nas Américas Central e do Sul, em quase toda a África, na Ásia e na Austrália. Não ocorrem no Brasil. Por serem animais ectotérmicos aquáticos, seu comportamento é adaptado às condições climáticas variadas. Faz seu controle da temperatura corpórea através de trocas de energia com o meio ambiente e sua termo regulação está diretamente relacionada às atividades de reprodução, alimentação, digestão e crescimento. Diferem-se de seus parentes da família Alligatoridae (Jacarés) por possuírem rosto estreito e cabeça comprida e por deixarem os dentes de cima e de baixo à mostra mesmo com a boca fechada. Essas diferenças morfológicas da cabeça estão relacionadas às suas preferências e estratégias alimentares, pois se alimentam principalmente de peixes. Os crocodilos são considerados como "espécies-chave" dentro dos ecossistemas, pois suas atividades incluem predação seletiva de peixes, reciclagem de nutrientes e manutenção da umidade em abrigos em tempos de seca.

Esses répteis são extremamente adaptados ao ambiente aquático e quando nadam debaixo d'água fecham os ouvidos e as narinas, as pálpebras internas protegem os olhos e a válvula palatal fecha a parte de trás da garganta, permitindo que a respiração aconteça mesmo enquanto a boca contém água e alimentos.

Figura 1 - Crocodilo dentro da água.


Informações e principais características:
- Os crocodilos são répteis grandes e semiaquáticos.
- Podemos encontrar crocodilos vivendo na África, América, Austrália e Ásia. A maior parte das espécies vive em áreas próximas a rios, principalmente nas margens.
- Os crocodilos possuem uma mandíbula extremamente forte. Algumas espécies possuem de 70 a 80 dentes.
- Possuem pele escamosa, seca e muito dura.
- São carnívoros e se alimentam, principalmente, de peixes, aves aquáticas, mamíferos de pequeno e médio porte. Usam a força da mandíbula e dos dentes para despedaçar as presas.
- Tem uma Digestão poderosa: Como esse réptil engole suas presas em pedaços, às vezes até membros inteiros, sua digestão tem de ser extremamente eficaz e rápida. Por muito tempo os cientistas não entendiam como os crocodilos e os jacarés conseguiam destruir esse alimento em seu estômago, mas durante uma autópsia  descobriu-se que há uma artéria a mais no coração destes animais essa artéria passa por trás do músculo cardíaco e chega ao estômago. Assim, com essa estrutura incomum, o aparelho digestivo do crocodilo recebe mais irrigação sanguínea e consegue produzir muito mais suco gástrico para triturar a pesada alimentação do bicho.
- Alguns são capazes de suportar certos níveis de salinidade devido às glândulas dessalinizadoras, permitindo adentrarem em águas salgadas e salobras como mangues ou estuários.
- São animais ovíparos e a reprodução ocorre de forma interna.
- São afetados por perca de habitat, poluição das aguas e caça.
A família Crocodylidae possui 14 espécies conhecidas, divididas nos seguintes gêneros:
Crocodylus: É o principal gênero, com 12 espécies, dentre as quais podemos destacar o Crocodilo-americano (Crocodylus acutus) e o Crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus).
O Crocodilo-americano (Figura 2) se distribui em ambas as costas da América do Sul e Central, México, do Caribe e do Sul da Flórida. Pode entrar no mar e se alimenta principalmente de peixes.

Figura 2- crocodilo-americano.



 O Crocodilo-de-água-salgada (Figura 3) habita o fundo de baías e mangues do norte da Austrália podem atingir 7 m de comprimento e pesar mais de 1000 kg. São carnívoros e se alimentam de praticamente tudo que conseguem apanhar, como tartarugas marinhas, cangurus, entre outros animais. Possuem a mordida mais forte entre os crocodilianos, chegando a uma força de uma tonelada.


 Figura 3- Crocodilo-de-água-salgada.


Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/animais/71696-fotografo-nada-com-perigosos-crocodilos-de-agua-salgada-em-cuba-galeria.htm


Osteolaemus: Possui apenas uma espécie - o crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis), com cerca de 1,5 metros (Figura 4). Habita rios e pântanos do Centro Oeste africano e se alimenta de peixes, aves, pequenos mamíferos, sapos e crustáceos.

Figura 4- Crocodilo-anão.


Tomistoma: Possui apenas a espécie Tomistoma schlegelii, conhecida como Falso Gavial (Figura 5). Ocorre principalmente em partes da Indonésia e Tailândia. Se alimenta principalmente de peixes.

Figura 5- Falso Gavial.



Curiosidades:
Os maiores crocodilos registrados.
·         Lolong (Figura 6): Foi capturado nas Filipinas em 3 de setembro de 2011. Ele foi caçado por três semanas ate ser capturado e foi preciso 100 pessoas para poder traze-lo a terra ele foi caçado e capturado por ser acusado de matar um pescador e uma garota de 12 anos, mas depois de exames feitos não foi encontrado vestígios humanos no estomago do animal. Lolong foi encontrado morto em 10 de fevereiro de 2013, na necropsia acusou que ele morreu de pneumonia e parada cardíaca. Lolong media 6,17 metros de comprimento e pesava cerca de 1.075 kg.


Figura 6- Lolong.



·         Cassius (Figura 7): Foi capturado entre 1980 á 1984 no rio Finnis que fica situado no norte da Austrália, esses rio e temido por abrigar crocodilos gigantes. Quando Cassius ainda vivia em Finnis ele era conhecido por atacar barcos que passavam ate chegando a arrancar pedaços de embarcações, ele perdeu 20 cm de cauda em uma briga ainda quando estava em liberdade. Cassius medi 5,48 metros de comprimento e suponham que ele tenha mais que 110 anos.

Cassius foi capturado primeiro que Lolong e registrado no livro dos recordes como maior crocodilo do mundo mas perdeu o titulo quando lolong foi capturado e medido, e em 2013 com  a morte de Lolong, Cassius recupero o titulo de maior crocodilo do mundo.

Figura 7- Cassius.




Referências:



INFO ESCOLA. Crocodilo. <http://www.infoescola.com/repteis/crocodilo/> Acesso em: 29 mai. 2017.
MEGA CURIOSO. Guines Book: maior crocodilo do mundo é capturado nas Filipinas. <http://www.megacurioso.com.br/recordes/26057-guinness-book-maior-crocodilo-do-mundo-e-capturado-nas-filipinas.htm  >Acesso em: 29 mai. 2017.
TODA BIOLOGIA. Crocodilo.  <http://www.todabiologia.com/zoologia/crocodilo.htm> Acesso em: 29 mai. 2017.
WIKIPÉDIA. Crocodilo. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crocodilo >Acesso em: 29 mai. 2017.
WIKIPÉDIA. Lolong.< https://pt.wikipedia.org/wiki/Lolong  >Acesso em: 29 mai. 2017.


Questionário sobre o assunto crocodilo:

1- Quais são os 3 gêneros de crocodilos? Cite uma espécie de cada gênero.

R= Crocodylus , Osteolaemus, Tomistoma.

2- Qual a estrutura que foi descoberta que ajuda na digestão dos crocodilos?

R= Durante uma autópsia  descobriu-se que há uma artéria a mais no coração destes animais. Essa artéria passa por trás do músculo cardíaco e chega ao estômago.

3- Qual o maior crocodilo do mundo que perdeu e recuperou esse titulo?

R= O maior crocodilo é Cassius.

5- O que diferencia os Crocodilos dos jacarés?

R= Diferem-se de seus parentes da família Alligatoridae (Jacarés) por possuírem rosto estreito e cabeça comprida e por deixarem os dentes de cima e de baixo à mostra mesmo com a boca fechada.

6- Quantos dentes tem em media um crocodilo?


  R = De 70 a 80 dentes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ordem crocodylia

Jacaré